Hora certa

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dicas de coloração

Se eu quero ficar loira, é só comprar uma caixinha de tinta e aplicar nos cabelos, certo? Errado. É muito mais do que isso. Regra básica: “tinta não clareia tinta”. E nem todo mundo pensa nisso antes de comprar a famosa caixinha na farmácia...

Seus cabelos podem não estar preparados para a coloração em questão, ou podem ter algum pigmento que vai transformar aquele loiro maravilhoso em algo parecido com um... verde-musgo! E aí chorar não adianta.

O ideal, logicamente, é deixar a tarefa nas mãos de um colorista (é assim que se chama o cabeleireiro especialista em colorações). Mas sim, a gente entende que nem sempre isso é possível. Então... mãos à obra!

Para manter a cor por mais tempo
*Lave seus cabelos com xampu e creme específicos para cabelos coloridos.

*Escolha uma coloração compatível com o seu estilo de vida. Se você não quiser (ou não tiver tempo, ou grana para) refazer as raízes todo mês, escolha uma cor de um a quarto tons mais claros que o seu cabelo natural. Quanto mais próximo do natural você ficar, menos você vai ter de se preocupar com as raízes.

*Deixe seu cabelo sempre bem hidratado antes de colori-lo. Quanto mais hidratado ele estiver, mais fácil de a cor “pegar” e mais tempo ela vai durar. Além disso, o cabelo vai ficar muito mais brilhante após a coloração, e estará mais protegido de possíveis danos químicos durante o processo.

*Por isso também não lave o cabelo no dia de colori-lo. A oleosidade natural do seu cabelo vai ajudar na fixação do produto.

*Evite piscinas e sol – se você realmente tiver de se expor ao sol, use um filtro solar para cabelos.

*Um truque agora para quando você for ao salão: peça para o seu cabeleireiro diferentes tons no cabelo, e não uma cor “chapada”. Com várias cores, fica muito mais difícil de notar a raiz crescida ou alguns cabelos brancos aqui e acolá.

*Outro truque: nos olhos, use sombras degradês, do mais claro para o mais escuro – a ilusão de ótica ajuda a “camuflar” as raízes do cabelo. Sério!

Loiros, castanhos ou pretos?
(Por Marcelo Comino, hair stylist do Jacques&Janine)

Em casa não se aconselha a fazer loiro, porque em primeiro lugar tinta não clareia tinta. Nunca arrisque o loiríssimo, a não ser que o cabelo seja virgem. O perigo dos loiros é que eles podem ficar alaranjados ou acinzentados, ou mesmo manchados. Basta você olhar pra sua vizinha que colore seu cabelo de loiro em casa, e pra sua amiga que colore no salão. A diferença é imensa. Mesmo os cabeleireiros mais experientes vivem se atualizando nas novas nuances e tendências de louros.

Já os castanhos são outra história. O castanho tanto cobre branco mais fácil quanto qualquer outro tipo de coloração (loiro, vermelho, marrom). É a cor que tem menos risco de ter um resultado feio. O único cuidado: quando for aplicar um castanho num cabelo loiríssimo, pode ficar verde ou cinza. Se for o caso, faça uma pré-pigmentação com vermelho, ou peça ajuda de um profissional.

Preto, a mesma coisa - as pontas podem ficar acinzentadas, embora o perigo seja menor. Mas lembre-se de que se você passar o preto vai ser muito difícil tirar. Vai ter que decapar o cabelo, um dos processos mais agressivos de remoção de coloração. Na dúvida, use um castanho escuro.

Vermelhos: um capítulo à parte (Por Amanda Mussi, Gerente de Coloração da Wella Profissionals)

Existe uma complexidade para o uso do vermelho, que vai depender do fundo do cabelo e do grau de vermelho escolhido. Após a escolha da cor, o cabeleireiro irá escolher a técnica a ser usada. Uma das técnicas mais usadas é misturar o tom vermelho com oxidante 6% para aplicar na raiz e misturar o mesmo tom com oxidante 9% ou 12% para aplicar no comprimento e pontas, porque a raiz é sempre mais “sensível” do que o comprimento, um cabelo virgem, mais fino e mais quente que o comprimento e pontas. E sabemos que coloração age mais rápido sob ação de calor.

Importante é que, para aplicação do vermelho, o fundamental é um bom diagnóstico do colorista. Se por exemplo você tiver o cabelo preto, e se eu aplicar o vermelho direto, o vermelho não vai ficar “aberto”. Se o tom for louro (cabelo com menos pigmentos), o resultado vai ser um vermelho mais lavado. Outra coisa: quando a mulher quer tirar o vermelho, às vezes é necessário colocar um tom mais escuro ou mesmo descolorir. Para retirar o vermelho, o cabeleireiro deve usar o mate, a cor que neutraliza o vermelho.
fonte: http://beleza.ig.com.br

Um comentário:

  1. ola queria saber como fazer para deixar um cabelo loiro mais claro do que já está, um tom mais acinzentado quase branco só que a raiz esta uns 3 dedos castanho escuro e o resto um loiro meio amarelado com algumas partes claras que seriam a cor desejada para o resto do cabelo...?

    ResponderExcluir